Um projeto novo – A EQUIPA

A lista candidata ao COLÉGIO NACIONAL DE ENGENHARIA GEOLÓGICA E DE MINAS é constituída por:


A4_2LUÍS CHAMBEL – luischambel@sinese.pt

Licenciado em Eng.ª de Minas (ramo de Geologia Aplicada), Mestre em Geologia de Engenharia, Mestre (MBA) em Administração de Empresas e Doutor em Ciência da Engenharia.

A sua atividade profissional atual centra-se na prospecção, avaliação e exploração de Jazigos Minerais. É sócio e gerente da Sínese, uma empresa de consultoria criada em 1995. A maior parte dos projetos em que trabalha estão relacionados com jazidas de diamante, metais preciosos, básicos e especiais (nióbio e tântalo), minerais industriais e pedra natural e outros recursos geológicos, em particular na África Austral, América do Sul e Portugal.

Anteriormente, trabalha como diretor de uma empresa de software GIS e como Diretor Técnico da SPE – Sociedade Portuguesa Empreendimentos. Na fase inicial da sua carreira, é professor universitário no Instituto Superior Técnico nos domínios da Geologia Aplicada e Engenharia de Minas.

Engenheiro Europeu desde 2012 e Engenheiro Sénior (Ordem dos Engenheiros), é ainda membro da SME – The Society for Mining, Metallurgy, and Exploration e Fellow da SEG – Society of Economic Geologists.

ANA LUÍS

Licenciada em Eng.ª de Minas (IST), com pós-graduação em Gestão de Empresas (ramo Finanças) pela Universidade de Évora, inicia a sua carreira profissional em 1998 como estagiária no Gabinete de Apoio Técnico da ASSIMAGRA. Ainda nesse ano, integra a equipa da PEDRAMOCA, Ld.ª, empresa de exploração e comercialização de rochas ornamentais, onde é responsável pelo Gabinete Técnico que acompanha o processo de licenciamento, produção, ambiente e segurança. Em 2007 cria o Gabinete de Qualidade, onde implementa o Sistema de Gestão de Qualidade.

Em 2003, após a obtenção da Capacidade Profissional, integra a MOVISTONE, Ld.ª (empresa de transportes nacionais e internacionais) onde é gestora.

Em 2011, é nomeada diretora comercial e de produção da MOCAPOR, Ld.ª, empresa de transformação de rochas ornamentais, com 90% da sua produção para o mercado externo.

Exerce atualmente as 3 funções nas 3 empresas.

JOANA ANTUNES

Mestre em Eng.ª Geológica e Minas (IST) e em Engª Civil e Gestão de Projeto (Heriot Watt), inicia a sua carreira profissional em 2007 como investigadora no CERENA – IST, onde colabora na validação de um modelo aplicado à descoberta de água na superfície de Marte.

Em 2009 integra a equipa Sínese, desenvolvendo um processo semiautomático de modelação geológica e metalogénica aplicado à prospecção aluvionar kimberlítica em Angola. Desenvolve também modelos 3D de jazidas de pedra natural em Portugal.

Em 2011 integra a equipa da Ferconsult, no âmbito do projeto Metro Mondego, tendo sido responsável pela área de Geotecnia. Em 2012 junta-se à equipa TechSol, na Malásia, tendo sido responsável por peritagens Geotécnicas a obras civis.

Desde 2013 no grupo Mott MacDonald (Londres), colabora em projetos na área da ferrovia, incluindo a ampliação da Victoria Station (London Underground), expansão do Tramlink, Northern Line Extension (LU), Olympic Statium, Gospel Oak – Barking Electrification Scheme (Network Rail), Cross Harbour Immersed Tunnel (Hong Kong), entre outros.