Kimberley Process regulamentado em Portugal – oportunidade para o investimento em comércio, lapidação e joalharia


É agora possível desenvolver projetos de comércio e lapidação de diamantes e outras pedras preciosas em Portugal.

Seguindo o exemplo de diversos outros países da União Europeia, após vários anos de trabalho – em estreita colaboração com a DGAE – Direção Geral das Atividades Económicas do Ministério da Economia e a AT – Autoridade Tributária do Ministério das Finanças, a regulamentação do Processo Kimberley em Portugal acaba de ser aprovada e publicada – pode ser consultada aqui.

Portugal é um país com fortíssimas ligações históricas à extração, comércio e lapidação de diamantes. Apesar das imperfeições da legislação – pouco prática, demasiado regulamentada e afastada da realidade, por exemplo na qualificação dos peritos – este é um importante desenvolvimento e uma oportunidade para investidores portugueses e estrangeiros comerciarem, lapidarem e criarem joalharia com diamantes e outras pedras preciosas em Portugal.

Há claramente sinergias a explorar entre a cultura do diamante, o capital e recursos humanos especializados existentes em Portugal (no comércio, lapidação e joalharia) e os mineradores de diamantes em Angola, Brasil, Moçambique e Guiné-Concakri (citando apenas os países da CPLP onde são explorados jazigos de diamantes e outras pedras preciosas).

Criada a oportunidade, é tempo de ação dos empreendedores.

A Sínese é uma empresa de consultoria especializada em Geologia Económica e Recursos Minerais. Para obter mais informações sobre o Processo Kimberley e a sua regulamentação em Portugal ou sobre o potencial de negócio agora criado,  contacte-nos através sinese@sinese.pt ou use o formulário de contacto.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s